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Data Driven Marketing: o que é e como aplicar na sua empresa

“Se você não pode medir, você não pode gerenciar”. Essa é uma frase muito conhecida no mundo corporativo, que reforça como o controle dos processos está ligado às métricas dos mesmos. E o que isso tem a ver com Data-driven Marketing? Tudo!

No mundo atual, cada vez mais nos orientamos por dados e informações para termos bases para nossas ações. Sendo assim, diversos conceitos surgiram, usando tecnologias para melhorar a captação e utilização destas ferramentas. Um deles é o Data Driven.

Mas do que se trata o Data Driven? Como implementar o Data Driven na sua empresa? No post de hoje vamos abordar essa estratégia voltada para tomada de decisão orientada por dados.

Mas afinal, o que é Data Driven Marketing?

O termo “Data-driven” pode ser traduzido do inglês como “orientado por dados”. No contexto de marketing, ele classifica uma mentalidade, metodologia e planejamento estratégico com base na coleta e análise de informações de consumidores, com dados sólidos como centro da tomada de decisões.

Isso significa aprender sobre as suas preferências, motivações e comportamentos. Esses dados são usados para orientar as decisões de compra de mídia, bem como mensagens criativas. O Data Driven Marketing também pode apontar tendências.

O principal objetivo do Data Driven Marketing é usar os dados já disponíveis para gerar mais tráfego e leads, além de reverter o que não é adequado, incentivar o que está gerando resultados e conseguir base para novas ações.

Por que usar o Data Driven Marketing na sua empresa?

As soluções Data Driven são um conjunto de ferramentas, softwares e métodos que tornam mais fácil o armazenamento e a interpretação de dados, transformando-os em informações muito importantes. Levando em conta este conceito, você terá uma gestão baseada em ciência e análise de dados, que é muito mais eficiente do que aquela baseada em experiência ou intuição.

Aplicar o Data Driven Marketing como condutor das estratégias da sua empresa permite que os dados sejam o centro de análise para que o planejamento do negócio seja feito. Não há espaço para o empirismo ou ideias baseadas em intuições e achismos por parte de quem é responsável por montar o plano.

Isso, a longo prazo, traz muito mais credibilidade ao negócio, já que a margem de erro se torna menor, já que há muito mais ciência e conhecimento por trás das decisões.

Como implementar a cultura Data Driven na sua empresa?

A implementação de uma nova cultura organizacional não é uma tarefa simples, mas os resultados são recompensadores. Para que o Data Driven Marketing esteja presente nas metodologias de trabalho, nos valores empresariais e nos modelos de negócio da sua empresa, alguns aspectos são fundamentais:

  • Gerenciar dados como ativos estratégicos da empresa;
  • Buscar eficiência operacional;
  • Garantir a governança de dados;
  • Zelar pela qualidade de dados;
  • Desenvolver métricas (KPIs) para analisar a gestão de dados;
  • Criar soluções focadas na inovação, pesquisa e desenvolvimento;
  • Incorporar tendências em tecnologia e inteligência de dados;
  • Definir padrões de política de dados;
  • Desenvolver o capital intelectual da empresa;
  • Treinar e orientar gestores e equipes.

Quais são as vantagens do Data Driven para o Marketing?

Data-Driven Marketing vai além de adotar novas ferramentas, como soluções de BI (business intelligence): envolve mudança cultural, revisão de processos e aquisição de novos conhecimentos. Existem inúmeras vantagens de envolver o Data-Driven em trabalhos com o marketing. Algumas delas são:

Encontrar o público certo

O Data Driven Marketing permite criar campanhas bastante específicas e diferenciadas para o público que realmente terá um interesse na mensagem. Conversando com o consumidor certo, no momento certo, as taxas de conversão também aumentam e os custos com campanhas são mais bem distribuídos.

Os investimentos em marketing e campanhas de publicidade são otimizados, com a segmentação baseada em dados concretos.

Descobrir os melhores canais para investimento em Marketing

Com o Data Driven Marketing você consegue ser mais assertivo, e tornar a compra de mídia mais eficaz possível. Antes, o planejamento e a compra de mídia mais eficientes exigiam habilidades psíquicas. Agora, a partir da análise de dados você consegue ser mais assertivo e aumentar a taxa de conversão da sua empresa otimizando o orçamento.

Criar conteúdo mais relevante

O Data Driven Marketing possibilita a criação de conteúdo direcionado a segmentos específicos da base de clientes. Conhecer bem o seu público por meio dos dados permite construir uma descrição precisa e detalhada da sua persona.

Otimizar a experiência do usuário

Monitorar os passos dos consumidores ajuda a entender quais são suas preferências e quais caminhos adotam na sua jornada de compra. Assim, a sua empresa consegue oferecer uma experiência melhor para os consumidores, com mais usabilidade nos seus canais de contato com o público.

Aumentar o ROI (retorno sobre investimento)

De olho nas métricas, é possível identificar se os seus investimentos em marketing estão gerando retorno financeiro. Dessa forma, o Data Driven Marketing direciona suas decisões para estratégias, canais e otimizações que geram maior ROI (retorno sobre investimento) para o seu negócio.

Principais ferramentas para análise de dados

Para conseguir acompanhar, extrair e criar relatórios de análise para os dados da sua empresa e do seu setor de Marketing, existem muitas ferramentas disponíveis no mercado. Muitas vezes o que vai determinar qual delas escolher são os objetivos, tipos de materiais e campanhas desenvolvidas, canais de comunicação utilizados e métricas acompanhadas.

Diversas ferramentas de Marketing Digital geram dados valiosos para as suas estratégias. Algumas ferramentas tradicionais, que provavelmente já fazem parte do ambiente de Marketing digital da sua empresa:

  • Google Analytics;
  • Google Console;
  • Google Ads;
  • Google Data Studio;
  • Facebook Ads;
  • Ferramentas de automação, e-mail e rastreamento de leads;
  • CRM;
  • Plataformas de e-commerce;
  • Ferramentas de BI.

Somos especialistas em Marketing Digital e Data Driven Marketing

Os dados da sua empresa devem ser tratados com a importância que eles têm e com as possibilidades hoje oferecidas pela tecnologia. Aproveite todo o potencial do Data Driven Marketing para atrair os consumidores certos, melhorar as estratégias de marketing, otimizar seus investimentos e multiplicar seus resultados.

Aplicar o Data-Driven Marketing significa trocar preferências e achismo pela realidade, por matemática. É um processo cultural e exige esforço, principalmente no início. A tecnologia é parte fundamental nesta transformação. É um caminho sem volta.

Nós, da Capta Marketing Digital, somos especialistas em Marketing Digital e Data Driven Marketing. Somos uma agência de Marketing de Performance que utiliza dados para estruturar e acelerar o crescimento de diversas empresas.

O crescimento da sua empresa pode ser constante e previsível, a partir da utilização de um processo de Marketing. Implementamos um método efetivo para aumentar a sua geração de demanda e acelerar o crescimento do seu negócio. Tudo isso através de tecnologia, processos e dados.