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Facebook Ads ou Instagram Ads: onde começar a investir?
Muitas pessoas acreditam que o Facebook Ads e o Instagram Ads são a mesma coisa, pois utilizam a mesma plataforma para fazer as campanhas: o gerenciador de anúncios. No entanto, quem está veiculando a mesma campanha nas duas redes sem estratégia, com certeza, está perdendo dinheiro.
A verdade é que os anúncios feitos no Facebook ou Instagram são uma ótima oportunidade de ampliar o alcance da sua marca, aumentar o engajamento e as taxas de conversão. Montamos uma lista com os principais requisitos que você precisa levar em consideração, no momento de analisar qual das plataformas é mais assertiva para o seu público-alvo.
O que é o Facebook Ads?
O Facebook Ads é o sistema de mídia paga do Facebook que oferece uma grande variedade de formatos de anúncios. Por meio dele, é possível criar campanhas e estratégias de divulgação da sua marca no Facebook e Instagram.
No Facebook Ads você pode criar diferentes públicos, misturando seus interesses, localizações, gêneros, idades e outras tantas opções e, assim, direcionar seus anúncios para as pessoas certas. Ao criar uma campanha no Facebook Ads, você pode escolher diversos formatos de anúncios, como vídeos, page links, carrossel, anúncios para gerar leads e vários outros.
O que é o Instagram Ads?
O Instagram Ads é uma forma de veicular anúncios tanto no feed quanto nos Stories da rede social. Esses anúncios são veiculados nos formatos de fotos, vídeos e carrossel com sequências de fotos ou vídeos. A ferramenta pode ser usada para gerar cliques, conversões, visualizações de vídeos, etc.
Criar anúncios no Instagram traz visibilidade, atração e reconhecimento da marca para sua empresa. Os vídeos curtos, as fotos e as imagens em carrossel são ótimos para ajudar na educação de uso de produtos e serviços. Os anúncios de Instagram se destacam por darem um grande poder de segmentação aos anunciantes.
Ao veicular um anúncio na rede, você pode direcioná-lo com todas as formas de segmentação existentes nos anúncios do Facebook. Em relação aos formatos de anúncio, no Instagram são apenas 4 tipos disponíveis: vídeo, foto, carrossel ou stories.
Qual a melhor plataforma para anunciar: Facebook ou Instagram?
A melhor plataforma para anunciar dependerá muito do segmento da marca, de onde o público-alvo dela está em maior quantidade, e dos objetivos no momento.
O Facebook é uma rede que entrega mais possibilidades para as empresas, devido a quantidade de formatos disponíveis para os anúncios. Você também pode criar campanhas com diversos objetivos, como conseguir curtidas na sua página, levar os usuários para o seu site ou landing page, incentivar o engajamento na publicação, focar em conversão, fazer ofertas e até motivar a participação em eventos.
No Instagram, não há tantas opções de veiculação de anúncios como o Facebook, porém as campanhas mais visuais tendem a ter mais, principalmente, porque essa é a principal característica da rede. Os anúncios do Instagram têm um grande potencial para direcionar o tráfego para seu site e aumentar o reconhecimento da sua marca.
O primeiro ponto que você deve levar em consideração para escolher a melhor plataforma, é verificar qual é o objetivo do seu negócio dentro da internet. Esse é um ponto decisivo pois, por mais que ambas sejam redes sociais, cada uma delas trabalha melhor alguns aspectos do marketing.
Quais as principais vantagens em anunciar Facebook e Instagram
Os anúncios nas redes sociais são uma das melhores formas de aumentar a visibilidade da marca e melhorar o relacionamento com os clientes. Por isso, para desenvolver uma estratégia de marketing digital de sucesso, o Facebook e o Instagram são duas plataformas que não podem ficar de fora do seu planejamento. Confira os principais vantagens em anunciar no Facebook e Instagram:
Segmentação precisa
Quando utilizamos as redes sociais, qualquer pessoa pode entrar em nosso perfil e seguir ou curtir uma foto, mas dessa forma não temos controle se o público é realmente o que faz parte da nossa persona. Criando um anúncio com o Facebook e Instagram Ads, conseguimos fazer uma segmentação de público mais precisa para realmente alcançar os clientes potenciais da marca, atingindo maiores resultados.
Investimento flexível
Anunciar no Facebook e Instagram é um investimento extremamente acessível para qualquer tipo de negócio. Por isso, tanto pequenas empresas quanto organizações multinacionais podem se beneficiar dessa prática e assegurar os gastos dentro do orçamento. O formato de anúncio digital nas redes permite maior autonomia às empresas na hora de competir com a concorrência e conquistar a atenção da audiência.
Acompanhamento dos resultados
A mensuração de resultados é um processo fundamental para acompanhar a eficiência dos seus esforços. Os anúncios no Facebook e Instagram oferecem relatórios completos e de fácil entendimento sobre o sucesso das campanhas. Os anúncios no Facebook e Instagram permitem criar relatórios personalizados, e você poderá selecionar as métricas mais importantes para o seu negócio e analisar com maior precisão o andamento de sua estratégia.
Diversos formatos de anúncios
O Facebook e Instagram oferecem maior liberdade criativa para o desenvolvimento de peças mais atraentes. Como cada estratégia de marketing digital tem um foco específico, como diferentes públicos e necessidades, esse benefício das redes sociais é um excelente diferencial para os anúncios.
Alcance
Ao desenvolver uma estratégia dentro das plataformas, é possível alcançar um grande número de potenciais clientes para o seu negócio. Com alcance orgânico das publicações cada vez mais baixo, as empresas não possuem escolha a não ser entrar nesse mundo de investimento em mídia para o Facebook e Instagram Ads.
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