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Geração de leads: como captar leads qualificados?
A saúde de uma empresa depende da constante geração de oportunidades de vendas. Mas além de uma equipe de marketing e vendas bem alinhada, a "máquina de fechar negócios" só consegue funcionar quando há um fluxo de leads qualificados a serem convertidos em clientes.
Apenas gerar leads não é suficiente. É preciso que estes novos contatos tenham algum tipo de "afinidade" com o produto/serviço oferecido. Caso os novos leads sejam pouco qualificados, a empresa deverá investir mais tempo e recursos para deixar o prospect pronto para fechar negócio.
Saber como gerar de leads qualificados é determinante não só para o sucesso das iniciativas de marketing. A geração de leads é uma estratégia que tem como foco gerar oportunidades comerciais para a empresa. Por isso, neste post vamos trazer ótimas dicas de como gerar mais leads de maneira efetiva.
Mas, afinal, o que é um lead?
A primeira pergunta que precisamos responder é: o que são leads? Podemos chamar de lead todo consumidor em potencial que disponibilizou um contato ou uma informação pessoal para a sua empresa. Toda vez que um visitante do seu site, páginas, blog ou outros canais de comunicação preenche um formulário, um box de contato, aciona sua equipe de atendimento para tirar alguma dúvida e, além disso, fornece algum dado pessoal como nome, e-mail, telefone ou outros, ele deixa de ser um visitante e passa a ser um lead.
O que é um lead qualificado?
Nem todas essas conversões de visitantes em leads representam pessoas com interesse real em fechar uma compra ou contratação. Algumas pessoas podem não estar procurando a solução que você oferece. Outras podem estar apenas curiosos e ainda vão pesquisar muito antes de decidir. Outras podem ainda ter interesse, mas não ter o poder aquisitivo para fechar negócio.
Um lead qualificado é um contato capturado que demonstrou interesse ou intenção de compra e se encaixa no perfil de público-alvo da sua empresa, sendo naturalmente mais propenso a se tornar um cliente do seu negócio.
De modo geral, o significado de lead qualificado remete principalmente ao fato de que os leads são oportunidades de negócio mais assertivas do que outros tipos de contatos. Assim, o trabalho das equipes de vendas, atendimento e marketing torna-se muito mais direcionado para o próprio consumidor e para suas respectivas demandas.
Por que é importante gerar leads qualificados?
Transformar seus contatos, em leads qualificados significa concentrar os esforços do seu time de vendas em oportunidades mais assertivas para se tornarem um cliente da sua empresa. Qualificar os seus leads significa abordá-los no melhor momento para fechar uma compra ou contratação.
Com a qualificação de leads, além de focar em quem está pronto para receber um contato de vendas, sua empresa não desgasta os contatos que podem vir a ter interesse no futuro, e que se afastariam caso se sentissem incomodados com um contato comercial no momento errado.
Como gerar leads qualificados para aumentar as suas vendas?
Você já sabe da importância de ter um fluxo constante de leads qualificados de vendas para sua empresa. Trazer melhores oportunidades de negócios exige repensar as estratégias de Marketing Digital e de aquisição de clientes. Agora é hora de conhecer as melhores técnicas para aumentar seu volume de leads qualificados.
Crie um Site ou Landing Page de Alta Performance
Ter um site otimizado ou uma Landing Page de alta performance é fundamental para para aumentar sua taxa de conversão e seus indicadores de performance. Páginas de alta performance são desenvolvidos para oferecer a melhor experiência para o usuário, e são fundamentais para gerar leads qualificados.
Toda página para a qual os usuários são direcionados após uma ação de Marketing ou então por meio de anúncios pode ser considerada uma Landing Page. No entanto, aqui o foco é criar páginas com um call to action para atrair cada vez mais consumidores até sua marca.
Além de criar um conteúdo que apresente aos usuários todos os benefícios que eles vão obter ao se cadastrar, inclua um formulário de cadastro para solicitar apenas informações relevantes para sua comunicação. Solicitar muitas informações pode fazer com que os usuários desistam de preencher o formulário.
Invista em SEO
O SEO é um dos melhores investimentos dentro do Marketing Digital, devido aos benefícios que ele gera para o seu negócio a médio e longo prazo. Ao iniciar uma estratégia de otimização no seu site, você poderá perceber que a melhora no posicionamento para as palavras-chave do seu negócio é diretamente proporcional à quantidade de acessos que vai receber, além de gerar também maior visibilidade para a marca e um retorno em conversões.
Produza conteúdo de qualidade
O marketing de conteúdo é uma das estratégias pilares do Inbound Marketing e uma mais utilizadas pelas empresas. Ele consiste em investir em conteúdos para educar e ajudar o público-alvo, ao passo que cria-se uma relação de confiança e autoridade que direciona até o momento de compra. Na prática, é você produzir conteúdos que são focados nos interesses da sua persona, seja para solucionar dores ou entreter, com temas relacionados à sua solução.
Há anos que o marketing de conteúdo desponta como uma das principais maneiras de gerar leads qualificados. Materiais em texto, vídeo e áudio são as principais formas de nutrir possíveis clientes, fazendo-os avançar no estágio do funil. É claro que entender como gerar leads qualificados passa pela produção de conteúdos voltados para esses clientes em potencial. É importante nutrir o potencial cliente desde o início da jornada até o momento da compra.
Invista em anúncios
Produzir conteúdo é importante para captar leads, mas o que fazer quando isso ainda não é o suficiente? Os anúncios são utilizados para ampliar o alcance da sua empresa e levá-la até um determinado público, seja para promover seus produtos ou então para aumentar sua base de leads.
O fato do retorno ser facilmente mensurável abre a possibilidade de começar pequeno e aumentar o investimento conforme o retorno vai surgindo, de acordo com os canais e campanhas que estiverem trazendo os melhores resultados.
Crie uma estratégia de Remarketing
O Remarketing é uma estratégia de Marketing Digital voltada para ações onde os usuários já tiveram algum contato com a marca. Ou seja, campanhas voltadas a antigos usuários que já visualizaram seu site ou alguma página de produtos. Assim, este tipo de campanha é produzida por plataformas como Google Ads e Facebook Ads. Como resultado, seu principal foco é atrair mais uma vez o interesse do visitante de modo a levá-lo de volta ao site para finalizar uma nova compra.
Trabalhe com CTAs
Cada conteúdo criado e disponibilizado pela empresa deve ser pensando dentro de estratégias que atraiam potenciais consumidores e os guiem no processo decisório. Ao consumir um material de qualidade, o possível cliente estará disposto a tomar ações, mas é preciso estimulá-lo. Esse é o papel do CTA.
O CTA podem ser textos ou botões bem simples, como “recebe conteúdo exclusivo” e “saiba mais”. Contudo, precisam ser utilizados estrategicamente para trazer bons resultados. Primeiramente, a chamada precisa estar de acordo com o estágio do funil do conteúdo.
Pronto para investir na geração de leads qualificados?
Percebeu como ter um plano para prospectar melhores oportunidades é essencial para manter a "máquina de vendas" funcionando? Gerar leads qualificados é uma tarefa difícil, que precisa de integração entre as equipes de marketing e vendas e, é claro, de muito planejamento e trabalho.
Na Capta Marketing Digital somos especialistas em geração de leads qualificados para empresas dos mais diversos segmentos. Nosso negócio é gerar oportunidades reais para aumentar as vendas da sua empresa. Melhore a presença digital da sua empresa e acelere o crescimento com nossas soluções de Marketing Digital.
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