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Google Ads ou Facebook Ads: onde devo investir?

Uma das principais dúvidas de quem começa a investir em mídia paga no Marketing Digital é, justamente, por onde começar. Em geral, as atenções ficam divididas entre dois grandes gigantes da tecnologia: Google Ads ou Facebook Ads. Onde investir?

Na hora de escolher entre Google e Facebook para anunciar, é preciso estar a par de como cada um funciona e entender as suas diferenças. Separamos algumas dicas para você escolher a melhor opção para o seu negócio e maximizar os resultados.

Como funciona o Google Ads?

O Google Ads é a plataforma de anúncios do Google. Por meio dessa ferramenta, é possível realizar a gestão de anúncios e publicidade em geral no Google e nos sites parceiros. Mas, o que torna a plataforma tão poderosa é a possibilidade de atingir um público muito segmentado no momento em que essa audiência busca pelo que o anunciante oferta. Essa segmentação é feita com base em cookies e palavras-chave.

O Google Ads é focado na geração de leads e conversões, mas essa é apenas uma parte dos anúncios da gigante das buscas. A Rede de Display do Google, por exemplo, trabalha com imagens e vídeos aparecendo em sites por toda a internet através de estratégias de remarketing ou posicionamento em sites relevantes sobre o tema.

Mas, como fazer anúncios no Google? Hoje existem 7 principais formas de anunciar no Google. São elas:

Campanhas na rede de pesquisa

São os anúncios exibidos nos resultados de pesquisa do Google para determinadas palavras-chave. Eles ficam em destaque no início e no fim da SERP (Search Engine Results Page) e com uma pequena legenda de “Anúncio” para indicar que é um link patrocinado.

Campanhas na rede de display

Esse formato de anúncio é apresentado em websites, páginas de notícias e blogs que, juntas, formam a chamada Rede de Display do Google. São anúncios gráficos que possuem opções especiais para segmentação, palavras-chave, informações demográficas e remarketing.

Campanhas de vídeo: anúncios no Youtube

O YouTube Ads é uma ferramenta de mídia paga que faz parte do Google Ads. Os tipos de anúncios são variados, incluindo bumper, in-stream e video discovery ads.

Campanhas Google Shopping

As campanhas do Shopping são listas ideais para varejistas que querem vender o inventário de produtos. Os anúncios do Shopping são exibidos nos resultados da pesquisa e na guia "Shopping" do Google.

Campanhas locais

As campanhas locais ajudam você a atrair as pessoas para suas lojas físicas. Seus anúncios serão otimizados automaticamente para exibição na Pesquisa, na Rede de Display, no Google Maps e no YouTube.

Campanhas para aplicativos

São anúncios focados para quem possui aplicativos e quer aumentar seu alcance com a plataforma do Google. Você pode promover seu negócio ou até mesmo seu aplicativo para usuários de iOS ou Android.

Campanhas inteligentes

As campanhas inteligentes são a maneira mais fácil de automatizar suas campanhas e exibir anúncios. Neste formato, o Google encontrará a melhor segmentação para que você aproveite ao máximo seu tempo e dinheiro.

Como funciona o Facebook Ads?

Facebook Ads é a plataforma do Facebook que permite a criação de anúncios dentro da rede social. Além disso, é a partir dessa ferramenta que você consegue criar páginas comerciais e estabelecer contatos com clientes.

O ponto principal do Facebook Ads é a criação de demanda pela sua solução. Você pode usar a segmentação demográfica e por interesse, além do remarketing, para colocar anúncios dentro e fora da plataforma. O Facebook Ads normalmente precisa de um funil de vendas mais elaborado, já que ataca os potenciais consumidores em pontos distintos do processo.

Mas, como fazer anúncios no Facebook? Dentro do Gerenciador de Anúncios do Facebook existem 11 objetivos de marketing divididos em três categorias:

Reconhecimento

Gerar reconhecimento sobre novas ofertas, marcas, serviços e produtos.

Consideração

Gerar tráfego para diferentes canais, leads e engajamento com os usuários, direcionando-os para a instalação de apps e envio de mensagens.

Conversão

Anúncios com objetivo de gerar vendas. Campanhas mais assertivas, que visam gerar conversões, venda e levar os usuários ao estabelecimento físico do negócio.

Qual a principal diferença entre o Google Ads e o Facebook Ads?

Antes de mais nada pare e pense, o que você faz no Facebook e o que você faz no Google? Qual a sua principal intenção no momento em que você está navegando em cada uma das plataformas – é se entreter, se distrair ou você está predisposto a fazer uma compra?

Quando falamos em Facebook talvez você esteja disposto a comprar, talvez não! Muito mais provável que não. No entanto, isso não quer dizer que você não esteja interessado por um determinado produto. O fato é que não é através do Facebook que você irá procurar ativamente por esse produto.

Essa busca mais ativa por alternativas para resolver um problema acontece no Google. Logo, o objetivo maior das pessoas que acessam o Facebook é de interagir com outras pessoas, empresas ou marcas. Por isso, você pode usar os anúncios do Facebook de acordo com o interesse das pessoas com o objetivo de chamar a atenção.

A tendência é que os leads que você capturar no Facebook sejam mais topo de funil e, por consequência, mais baratos. Já os leads do Google são mais fundo de funil, logo eles são mais quentes/qualificados, mas também custam mais caro.

Google Ads ou Facebook Ads?

A melhor resposta é para onde investir entre Google Ads e Facebook Ads é “nos dois”. É claro que o principal critério é o orçamento disponível. Levando isso em consideração, cada uma dessas plataformas tem seus diferenciais. Assim, vale equilibrar suas ações.

Para quem busca uma melhoria direta nos resultados de vendas, o Google Ads é a opção mais adequada. O primeiro motivo é que ele apresenta uma taxa de conversão mais alta. O segundo motivo é que o usuário que clica no anúncio já estava pesquisando pelo assunto. Portanto, ele está em um estágio de “interesse”, mais próximo de efetuar a compra.

Se você busca construir ou consolidar a marca do seu negócio e desenvolver relacionamento com o público, então deveria escolher o Facebook Ads.

O fato é que a decisão sobre a melhor plataforma para anunciar deve ser feita com base na análise do perfil e das características da empresa. Lembre-se de que, tão importante quanto escolher entre Facebook Ads ou Google Ads, é desenvolver uma estratégia robusta de marketing digital para o seu negócio.

Existe uma infinidade de profissionais, mas quando se trata de anunciar no Google Ads e Facebook Ads, você deve estar com os melhores. A Capta Marketing Digital é uma agência Google Partner, especializada em gestão de Google Ads e Facebook Ads para os mais diversos segmentos de negócios. Somos especialistas em planejamento e gerenciamento de campanhas online para captação de clientes.