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Google Meu Negócio: como destacar minha empresa no Google?

O Google Meu Negócio é uma ferramenta que facilita que uma empresa seja encontrada na Rede de Pesquisa do Google e do Google Maps. Ficam disponíveis para o usuário informações como localização, horário de funcionamento, produtos, serviços, fotos e promoções.

O Google Meu Negócio é uma ferramenta muitas vezes ignorada pelas empresas, mas é uma parte importante da sua estratégia de presença digital. Se você deseja que sua empresa aumente a visibilidade nos resultados de pesquisa do Google, acompanhe esse post e descubra como utilizar o Google Meu Negócio na sua estratégia de Marketing Digital.

O que é o Google Meu Negócio?

O Google Meu Negócio é uma plataforma onde é possível cadastrar informações sobre a sua loja física para que ela apareça em buscas feitas no Google próximo à sua empresa. É através desse cadastro que o Google Maps indica estabelecimentos toda vez que um usuário realiza uma pesquisa em determinada localização. Em outras palavras, é uma forma do seu estabelecimento estar no Google Maps, permitindo que ele seja encontrado com mais facilidade.

Pelo Google Meu Negócio, é possível adicionar e gerenciar as seguintes informações sobre a sua empresa:

  • Localização;
  • Horário de funcionamento;
  • Horário de pico de visitas;
  • Descrição dos produtos e/ou serviços oferecidos;
  • Número de contato.
  • Avaliações

Além disso, a plataforma também permite adicionar fotos do seu estabelecimento ou produto, facilitando a percepção dos usuários sobre o local ou aquilo que você oferece. Até mesmo empresas que não possuem um site podem fazer o cadastro no Google Meu Negócio, o que aumenta a facilidade do uso da ferramenta.

Como funciona o Google Meu Negócio?

O propósito da ferramenta é agregar informações das marcas e dar visibilidade dos dados aos usuários. Assim, sempre que uma busca é realizada, o algoritmo do Google identifica alguma referência comercial e apresenta os locais relacionados que estão próximos.

A definição dos resultados depende de vários fatores. Nem sempre o cadastro mais completo ou próximo é o que vai aparecer em destaque. Os critérios que interferem são:

Relevância

Avalia a combinação entre a pesquisa do usuário e o registro do negócio. Assim, são apresentados resultados personalizados;

Distância

É considerado o afastamento entre o usuário e a palavra-chave pesquisada. Por exemplo, se você buscar por “Nutricionista em Porto Alegre”, o algoritmo usará os dados de navegação para apresentar os resultados mais próximos. Se quiser alterar o local, precisa escrever “Nutricionista no Moinhos de Vento Porto Alegre”;

Proeminência

Analisa a popularidade do negócio, isto é, o total de comentários e avaliações, a média das notas recebidas, o tráfego no cadastro realizado e a quantidade de cliques feita. Todos esses dados constituem a reputação da sua empresa e determinam o alcance do seu registro.

Vantagens do Google Meu Negócio

Os principais benefícios de usar o Google Meu Negócio giram em torno de um objetivo principal: ganhar a confiança dos usuários. E empresas que inspiram mais confiança nos consumidores vendem mais. O Google Meu Negócio traz uma série de vantagens para sua empresa:

Aumenta a presença digital da sua empresa

Sua empresa aparece sempre que uma pesquisa correspondente é feita e há uma grande chance de fechar negócios. Isso porque as indicações do buscador incentivam as pessoas a adquirirem um produto ou um serviço. Segundo o próprio Google, empresas que estão cadastradas no Google Meu Negócio têm duas vezes mais chances de ganhar credibilidade com o público do que empresas que não estão por lá.

Aumento do tráfego online e físico

Os clientes que encontrarem sua marca pelo Google Meu Negócio tendem a visitar seu site ou seu estabelecimento físico. Essa é uma forma de fortalecer as suas ações de marketing digital e aumentar a visibilidade da sua empresa.

Tráfego qualificado

O Google Meu Negócio é uma excelente ferramenta para complementar a sua estratégia e trazer tráfego para o site da sua empresa. As fichas, como são conhecidos os perfis das empresas na ferramenta, já estão em uma etapa de tomada de decisão sobre a compra de um produto ou serviço. O Google Meu Negócio ajuda a aumentar as conversões no seu site e realizar novas vendas e negócios.

Receba mais ligações

Uma das principais vantagens do Google Meu Negócio é conseguir mais ligações feitas através da ferramenta. Quando um usuário pesquisa sobre uma empresa, produto ou serviço no Google, as empresas que estão no Google Meu Negócio aparecem. Os interessados podem clicar para telefonar e os proprietários dos estabelecimentos podem rastrear a origem daquela ligação para saber se o contato foi gerado através do Google Meu Negócio.

Aumenta a reputação da sua empresa

Além de aumentar a visibilidade da sua marca e a quantidade de visitas no seu site ou estabelecimento, com uma ficha bem detalhada, muitas fotos e boas avaliações, a reputação do seu negócio também cresce. Isso faz com que as pessoas se sintam mais seguras para comprar seus produtos ou serviços.

Autoridade

Além de estar presente no Google Meu Negócio, você também deve utilizá-lo para gerar autoridade para a sua marca. Afinal de contas, uma marca que responde seus consumidores tem ou não uma maior probabilidade de aumentar a confiança para novas aquisições?

Aumente suas vendas com Google Meu Negócio

Muitas empresas, especialmente os microempreendedores, pensam que é impossível se consolidar no mercado sem precisar investir muito dinheiro. Mas, ferramentas como o Google Meu Negócio mostram que é possível fazer um bom marketing inicial, além de mostrar autoridade no seu mercado de forma gratuita. O Google Meu Negócio permite que você divulgue gratuitamente no Google um perfil de negócio com os produtos ou serviços que oferece, e seja encontrado por seus potenciais clientes quando eles estão mais aptos a comprar.

Independentemente do porte ou segmento da sua empresa, vale a pena considerar o Google Meu Negócio quando estiver pensando na sua presença na internet. Conte com a Capta Marketing Digital para melhorar seu posicionamento digital e aumentar o volume de leads qualificados. Coloque sua empresa no topo Google e aumente a visibilidade com as nossas soluções de Marketing Digital e vendas.