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Marketing de Performance: como utilizar em seu negócio

Qual é a primeira coisa que te vem em mente quando falamos a palavra “performance”? Ao olhar o significado desse termo em um dicionário, podemos encontrar a seguinte descrição: “ato ou processo de realizar algo; atuação, desempenho”. Agora trazendo para o mundo do marketing, o que significa marketing de performance?

Novas mídias, novas formas de se comunicar. Nada disso mais é novidade. Por isso, observamos inúmeros desdobramentos do marketing em que, hoje, há diferentes tipos de estratégias, como Marketing Offline, Marketing Digital e Marketing de Performance. Quer entender melhor o conceito de marketing de performance e aprender a colocar a estratégia em prática? Continue a leitura e saiba tudo sobre o assunto.

O que é Marketing de Performance?

O Marketing de Performance é uma estratégia proveniente do Marketing Digital que é focada em resultados. Por isso, todas as decisões são tomadas com base em dados, os quais são acompanhados e testados de modo constante. Por meio de uma análise detalhada é possível verificar o desempenho de cada um dos anúncios e suas métricas específicas. Entre os índices estão CPC, CPA e CPL.

Esse tipo de marketing está diretamente ligado às mídias de performance que entregam dados de performance precisos e permitem acompanhar todos os passos de uma campanha. O principal objetivo do Marketing de Performance é identificar se os investimentos realizados na plataforma de anúncio estão dando o devido retorno, a partir da verificação do desempenho de cada anúncio em suas plataformas.

Qual a importância do Marketing de Performance?

Para saber se determinada estratégia trouxe resultados positivos, você precisa mensurar indicadores. Assim, com o marketing digital de performance, você faz campanhas precisas e direcionadas, com o propósito de atrair clientes e aumentar a chance de converter em vendas.

Com o marketing de performance, as informações captadas e analisadas pelas ferramentas garantem as melhores tomadas de decisão e insights para aperfeiçoamentos, considerando a qualidade e a confiança das mesmas.

Com o passar do tempo, o marketing de performance permite que todas as estratégias digitais de uma organização evoluam e sejam cada vez mais assertivas, eliminando qualquer achismo ou suposição para as ações e impactando os resultados da empresa positivamente. Somente anunciar não é o suficiente. É necessário acompanhar o desempenho, para descobrir as causas de estarem com poucos cliques, por exemplo.

Quais são os benefícios do Marketing de Performance

A maior vantagem do marketing de performance é que dá para fazer mais com menos. Simples assim! Afinal de contas, você paga pelo resultado. Se o objetivo da campanha é gerar tráfego no site, por exemplo, você pagará apenas se os usuários executarem a ação proposta.

Em outras palavras, o investimento é feito com base no desempenho real das campanhas, e não por estimativas de público alcançado, como acontece com outdoors, revistas, rádios etc. Todas as ações são pensadas para que o orçamento seja aproveitado da melhor forma.

O marketing de performance é focado em gerar resultados positivos para o negócio, ou seja, gerar novas vendas. Só isso é um grande benefício para qualquer negócio investir nessa estratégia. Porém, existem outros grandes motivos para aplicar as estratégias do marketing de performance, como:

  • Fácil mensuração e rastreamento de dados;
  • Análise em tempo real;
  • Alcance de novos públicos e campanhas mais precisas;
  • Possibilidade de investir em vários canais simultaneamente;
  • Resultados mensuráveis.

Canais mais usados para Marketing de Performance

As mídias de performances são os canais de publicidade paga em que o orçamento é consumido com base nas ações dos usuários. Conheça as ferramentas mais utilizadas nessa estratégia.

Google Ads

Essa é a plataforma de anúncios do Google, e a ferramenta mais usada no marketing de performance. Isso porque ela permite a criação de campanhas altamente segmentadas e em diversos formatos, que serão exibidas em resultados de busca, Google Shopping, rede display, apps e YouTube.

É um veículo de publicidade do Google, que exibe anúncios em forma de links patrocinados. Sempre que alguém faz uma pesquisa, eles aparecem na tela. O sistema permite escolher o tipo de lance, e o perfil de público-alvo mais apropriado.

Facebook Ads

A plataforma de anúncios pagos do Facebook tem diversas formas de segmentar as campanhas, garantindo um grande poder de assertividade na hora de escolher o público que será impactado pelo anúncio. O modelo de cobrança é parecido com o do Google Ads, no qual o anunciante tem controle sobre o investimento, e paga de acordo com os resultados.

Por meio da plataforma, também dá para criar e gerenciar campanhas extremamente segmentadas. Isso porque a rede social utiliza dados de perfil dos usuários, além de interesses e comportamento, para exibir os conteúdos certos para as pessoas certas.

Instagram for Business

Essa é a versão do aplicativo voltada para negócios. Apesar de não ser necessário ter uma conta da empresa no Instagram para veicular anúncios por lá, é interessante manter um perfil corporativo. Isso porque a alternativa business permite que você acompanhe métricas específicas da rede social como quantidade de conteúdos salvos, visitas no perfil, seguidores etc.

O Instagram para Negócios também oferece o serviço de anúncios e recebe o pagamento, conforme o tempo em que a publicidade fica online, ou pelas conversões realizadas. Assim, ele ajuda a empresa a ter mais visibilidade na rede social.

LinkedIn Ads

Se o seu objetivo é realizar o marketing B2B, o LinkedIn Ads é o canal ideal para isso. Com ele, será possível fortalecer sua marca, atingir e captar leads qualificados, melhorar suas vendas, se relacionar com possíveis parceiros e ainda encontrar talentos. Com foco no mundo corporativo, a plataforma pode ser usada com segmentação por cargos, profissões, empresas e investidores.

Assim como o Facebook e o Google, o LinkedIn também tem uma ferramenta para criar e gerenciar campanhas para um público específico, o LinkedIn Ads.

Por que contratar uma agência de Marketing de Performance?

Agências que trabalham com um modelo de performance têm um foco muito claro nos resultados de seus clientes. Com isso, a busca pelas metas e seu acompanhamento constante é um dos grandes diferenciais. O uso de dados é uma máxima. Tudo é feito com base na análise de indicadores e, não há espaço para métricas de vaidade. Se o cliente quer aumentar as vendas, todos os esforços serão direcionados para isso.

O contrato com uma agência de Marketing de Performance estabelece uma relação muito mais voltada para a parceria do que para a simples prestação de um serviço. Portanto, é importante escolher bem com quem a sua empresa estabelecerá essa parceria.

A Capta é uma agência de Marketing de Performance em Porto Alegre. Nosso negócio é gerar oportunidades reais para aumentar as vendas da sua empresa através do Marketing de Performance. Somos especialistas em planejamento e gerenciamento de campanhas online para captação de clientes.

Gostou de saber sobre Marketing de Performance? Então continua no nosso blog e leia nossos artigos sobre Marketing Digital.