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Marketing Digital para Médicos: como atrair mais pacientes?
O médico que fica fora da internet, hoje em dia, limita suas opções de atuação. Ao mesmo, abre caminho para a concorrência ganhar mercado. O marketing digital para médicos está em alta e faz toda diferença na hora de atrair e reter pacientes.
O marketing digital para médicos é o conjunto de atividades cujo objetivo é atrair novos pacientes, fidelizar os atuais por meio de relacionamentos e desenvolver sua identidade profissional. Na atualidade, o marketing offline, ou tradicional, já não é mais o suficiente para obter os resultados mencionados acima. O mundo mudou e muda constantemente, portanto, você deve acompanhar as tendências de sua área.
Independentemente do segmento, aumentar a carteira de clientes é um desejo compartilhado por todas as empresas. E na área da saúde não é diferente. Separamos algumas dicas para você aumentar a sua visibilidade e conquistar mais pacientes com estratégias certeiras de marketing digital para médicos.
Consulte as regras do CFM (Conselho Federal de Medicina)
O primeiro passo para aproveitar o máximo do marketing digital sem infringir a lei é conhecer as orientações do Conselho Federal de Medicina (CFM) sobre propaganda na área médica. Para evitar problemas legais e até a retirada do site do ar, os médicos precisam seguir as diretrizes do CFM.
Segundo o CFM, existem 18 itens que são expressamente vedados ao fazer propagandas médicas. Em caso de descumprimento, processos ético-disciplinares podem ser abertos. Portanto, importante estar atento a resolução para não cometer nenhum deslize na hora de executar sua estratégia de Marketing Digital.
Como encontrar mais pacientes para o meu consultório?
Encontrar mais pacientes para o seu consultório. Esse é um desejo de todo médico que possui um espaço para atendimento e busca trabalhar o marketing digital do seu consultório. O que pouca gente sabe é que existem diversas maneiras para divulgar o seu consultório e que cada uma delas entrega benefícios diferentes.
Ter uma presença digital hoje já não é mais uma opção. É quase que uma obrigação se você deseja ser encontrado por quem procura pelos seus serviços. Então, muitos fazem a seguinte pergunta: por onde começar o Marketing Digital para Médicos?
Tenha um site de Alta Performance
O site é uma ferramenta essencial em qualquer estratégia de marketing digital para médicos. Ele serve como referência para o seu trabalho e se conecta a diversos outros canais. O site para um médico é o seu principal ativo. O endereço virtual é tão importante quanto o endereço físico. Os usuários vão localizar o médico, conhecer sua especialidade, entender seus serviços e a partir daí se tornarem pacientes.
O médico precisa entender que o site é o seu primeiro paciente, e ele precisa cuidar muito bem. Todos os usuários que buscam determinada informação no Google, o destino final é um site. Um dos grandes desafios dos médicos é construir um site atrativo e que gere conversões. É importante criar um site com conteúdo qualificado e relevante com curiosidades médicas, análises e dicas de saúde. Dessa forma, o médico passa a ser visto como uma autoridade sobre sua especialidade.
Seja encontrado no Google
O SEO é um dos melhores investimentos dentro do Marketing Digital, devido aos benefícios que ele gera para o seu consultório médico a médio e longo prazo. Ao iniciar uma estratégia de otimização no seu site, você poderá perceber que a melhora no posicionamento para as palavras-chave do seu negócio é diretamente proporcional à quantidade de acessos que vai receber, além de gerar também maior visibilidade para a marca e um retorno em conversões.
As pessoas buscam clínicas e consultórios localmente, para encontrar aqueles que estejam mais próximos de sua casa ou trabalho. Por esse motivo, é importante usar as estratégias de SEO local para ser facilmente encontrado nos resultados de busca.
O Google Meu Negócio também é uma ferramenta que permite que você seja encontrado no Google com mais facilidade. Além de incluir seu consultório nos resultados, permite comentários de usuários, dados para contato e horário de funcionamento.
Produza conteúdo de qualidade
O marketing de conteúdo é uma das estratégias pilares do Inbound Marketing e uma mais utilizadas pelas empresas. Ele consiste em investir em conteúdos para educar e ajudar o público-alvo, ao passo que cria-se uma relação de confiança e autoridade que direciona até o momento de compra. Na prática, é você produzir conteúdos que são focados nos interesses da sua persona, seja para solucionar dores ou entreter, com temas relacionados à sua solução.
Como hoje em dia é comum que as pessoas busquem informações de saúde no Google, estar presente no buscador com informações úteis para o público-alvo é fundamental para você se destacar e conquistar credibilidade no mercado. A produção de conteúdo ajuda a conquistar novos pacientes e fidelizar os atuais, pois passa a nutri-los com informações de qualidade.
Conquiste mais pacientes com Campanhas Google Ads
O investimento em Google Ads é uma das estratégias que geram retornos mais rápidos para médicos e consultórios médicos. O grande diferencial das campanhas Google Ads para Médicos é o foco em clientes em potencial. Você apenas será encontrado por pessoas que realmente querem consumir os seus produtos ou contratar os seus serviços, e não o contrário.
Uma das grandes vantagens de se investir em Google Ads é a possibilidade de controlar o orçamento. Você só gastará aquilo que se encaixa no seu bolso. Além do baixo custo com relação à publicidade tradicional, o mecanismo apenas cobrará quando o seu anúncio for visualizado ou clicado, dependendo do formato escolhido.
Crie anúncios no Facebook e Instagram para atrair mais pacientes
Os anúncios no Facebook e Instagram tem como grande vantagem a possibilidade de você escolher para qual público anunciar. Então, certifique-se que a publicidade esteja direcionada para um público que tenha interesse em seus conteúdos e um potencial para virar um paciente. Seja agora ou mais para frente, já que nem todas as pessoas estão no seu momento ideal de compra.
Para vender mais nas redes sociais é preciso criar estratégias, traçar metas, analisar as métricas e investir bastante tempo. Se o seu consultório está se tornando visível nas redes sociais e atingindo potenciais pacientes, o resultado mais provável é um maior número de vendas. Trata-se de uma consequência natural, uma vez que o público online já está acostumado a solicitar orçamentos e até concretizar uma compra através das redes sociais.
Pronto para conquistar mais pacientes com Marketing Digital?
O desafio que muitos médicos têm encontrado no marketing digital atualmente é: qual estratégia escolher? Qual dará certo para o meu consultório? Após conhecer algumas estratégias de Marketing Digital, é provável que você esteja interessado em colocar várias na prática, não é mesmo? E isso é ótimo!
Na agencia Capta utilizamos as melhores estratégias de Marketing Digital para atingir os resultados de negócios do seu consultório médico. Temos a solução completa para posicionar sua marca na internet e captar mais clientes para o seu consultório médico.
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