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Pesquisa paga ou pesquisa orgânica: qual escolher para o seu negócio?

É muito difícil falar em SEO e negócios digitais sem falar de busca orgânica e busca paga. Toda empresa que deseja se destacar no mercado e sair na frente da concorrência tem isso bem claro em suas estratégias de negócios e marketing.

O marketing digital pode parecer muito complicado para algumas pessoas, mas, na verdade, a maioria dos esforços são voltados para duas categorias: anúncio pago e pesquisa orgânica (PPC e SEO). Para entender a integração entre busca orgânica e busca paga, o primeiro passo é entender ambas separadamente e depois trabalhá-las em conjunto.

Neste post vamos te explicar a diferença entre os termos “pago” e “orgânico”, e como você pode aumentar as chances de as pessoas encontrarem sua empresa durante a pesquisa.

O que é a busca orgânica?

A busca orgânica ou o resultado orgânico é quando o seu site aparece no Google de forma natural. Ou seja, você não paga nada para aparecer ali. Eles são mostrados de acordo com a relevância do site para a palavra-chave ou termo digitado pelo usuário.

Os sites de busca analisam uma série de fatores pré-estabelecidos, e é aí que entram os profissionais de marketing, que podem ajudar uma empresa a ficar bem-posicionada em uma busca que tem a ver com o seu negócio. Uma arquitetura da informação bem construída, códigos utilizados de forma adequada e sites com autoridade indicando o seu conteúdo também são fundamentais para essa estratégia.

Na busca orgânica o Google exibe os resultados mais relevantes, ou seja, é neles que as pessoas mais clicam. Isso acontece pela confiança no Google: “Se foi o Google que indicou, com certeza é bom”. O Google analisa diversas características do site, para saber se ele realmente é valioso para o usuário. Por isso é necessário seguir algumas estratégias importantes baseadas no algoritmo do Google, mas sem esquecer do usuário. Afinal, é ele que o Google valoriza.

O que é a busca paga?

Diferente da pesquisa orgânica, a pesquisa paga você precisa investir um valor para ter um espaço no Google. Os links patrocinados aparecem acima dos resultados orgânicos, mesmo que seja um site/domínio novo. A diferença é que o Google deixa claro o que é anúncio e o que é resultado orgânico. Neste caso, também há uma análise de relevância que direciona para quem e quando o link vai aparecer.

Você investe, na verdade, em palavras-chaves que têm relação com o seu negócio, delimitando-as a um público-alvo. Cada palavra-chave tem um preço, de acordo com a concorrência dela, e a cada clique conseguido, esse preço é descontado do valor total investido. É o chamado Custo por Clique (CPC). A vantagem de fazer uma campanha patrocinada é que, dependendo do tipo escolhido, você paga somente quando um usuário clica no anúncio para acessar o seu site.

Nas campanhas do Google Ads é possível definir as palavras-chave, selecionar horário em que seu anúncio deve veicular, segmentar o público por regiões, idade e renda familiar, além de muitas outras configurações. Você pode exibir o anúncio da sua empresa nos resultados de pesquisa do Google e em sites e blogs parceiros, caso selecione a opção Rede de Display.

Vantagens e desvantagens da busca paga e busca orgânica

A principal vantagem de se investir na busca orgânica é o fato de o investimento ser baixo para um grande retorno. Entretanto, o orgânico conta sempre com a desvantagem de demorar muito mais tempo para apresentar resultados do que a opção paga.

Já a busca paga tem como principal vantagem ter um retorno rápido, com cliques acontecendo em pouco tempo. Entretanto, os custos são maiores, o que pode ser uma desvantagem a longo prazo.

Busca paga ou busca orgânica, qual escolher?

Não há uma resposta certa para essa pergunta. Tudo depende do objetivo da sua empresa e da sua campanha. A busca paga tem resultados mais rápidos. A orgânica, por outro lado, tem uma taxa de conversão maior. Com relação ao investimento, a quantia gasta com SEO costuma ser de 5 a 25% abaixo em comparação às mídias pagas.

Com a pesquisa paga você tem um retorno mais rápido, pois seu anúncio poderá aparecer no topo de página para quem está procurando o seu produto ou serviço. Além disso, através dos resultados das campanhas, você obtém mais insights para melhorar o seu site.

A pesquisa orgânica também é muito importante. Uma vez o seu site pode demorar para atingir uma boa posição no ranking do buscador, é preciso se antecipar e otimizá-lo, para que no futuro ele comece a aparecer em uma boa posição nos resultados da pesquisa orgânica.

Apesar de terem métodos diferentes, a busca orgânica e a busca paga têm um mesmo objetivo: destacar a sua empresa nos grandes sites de busca, já que eles são a maior fonte de informação da internet. Estar em destaque nesses buscadores é o principal indicativo de uma estratégia de Marketing Digital bem-sucedida e, hoje em dia, podemos dizer que é praticamente uma condição básica quando pensamos em atrair clientes online.

Mantenha seu site atualizado e continuamente adicione conteúdo valioso para melhorar seus resultados orgânicos. Adicione publicidade paga à sua estratégia de marketing online para aumentar seu alcance para aqueles que estão prontos para tomar uma decisão ou uma compra.

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